Comentário sobre campanha #JuntasContraVazamentos

#JuntasContraVazamentos – Dados sobre vazamentos - YouTube - Google Chrome
E por que que meninas/mulheres tem medo?

O que me deixou desconfortável foi a forma despolitizada da campanha…. Para mim, faltou usar palavras como “direito”, “crime” , “violência psicológica”, “violência simbólica”, “VIOLÊNCIA” … algo com mais empoderamento da mulher, sabe? Faltou receber alguma ‘consultoriazinha’… o que a SaferNet poderia ter  ajudado mais… Porque não é só uma questão de abalo da auto-estima feminina… não é mesmo…

Quando vi os videos dos depoimentos das meninas, esperei..esperei… nada. No da Ingrid, quando ela colocou “como eu sou estudante de Direito..”, pensei “Opa!! É agora!!! Amém!!”.. aí… nada demais….. #frustraçãomodeon

Faltaram nos depoimentos falas tipo “as pessoas tem que entender que isto é um crime”, “ que isto é violência contra a mulher”, “que ninguém tem o direito de expor a intimidade do outro sem consentimento” “fui lutar pelo meu direito” , “ganhei a causa” “foram condenados”… sabe? Fica aquela sensação de que “foi bom” aquelas meninas ( e outras) terem passado por isto porque elas amadureceram, se tornaram pessoas melhores… e la vem a questão “merecimento” do “vai ver que mereciam ou precisavam passar por isto”… aí lascou tudo… E além do mais, a Always vinculou a um produto especifico que estava sendo lançado.. poderia ter sido algo mais institucional mesmo, não é? Da marca e ponto. Não chega a ser uma campanha ruim, ficou bonitinha, trouxe um assunto  importante para a pauta ( que de alguma forma é positivo)… mas poderia ter sido mais… muito mais… E por isto, entendo a causa, mas na boa: não me sinto confortável nem um pouco motivada a postar uma autofoto com a hashtag #juntascontravazamentos

Aqui link da campanha no youtube

—–

Então, indico aqui um texto legal que achei por aqui na net: http://blogueirasfeministas.com/2013/12/feminicidio-2-0-midias-digitais-tecnologia-e-violencia-contra-a-mulher/

A Clarissa Passos fez Buzzfeed bem crítico:

http://www.buzzfeed.com/clarissapassos/a-campanha-da-always-nao-e-tao-legal-quanto-parece#.heZNaykL4v

Já o Diogo Mattos no site Design Culture elogiou a campanha (mas seu olhar foi muito “técnico”):

http://www.designculture.com.br/sabrina-sato-protagoniza-campanha-viral-de-absorventes/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s