Carta a um amigo em campanha política pelo Facebook

Prezado amigo,

antes de excluí-lo da meu feed do Facebook, gostaria de lhe dizer umas palavrinhas.

A verdade é que estou cansada de vê-lo desqualificar e impor rótulos aos que votam diferente de você, mesmo sabendo que muitos de seus amigos podem fazê-lo, o que não significa, prezado amigo, que eles são burros ou inconscientes.

Eu vou lhe dar exemplo de três amigos meus: Zezinho, Zefinha e Joaninha. Zezinho é estudante universitário, católico engajado, menino consciente e escolheu votar na Marina. Sua escolha não foi feita de qualquer jeito, foi pensada, discutida, e ela foi sua opção política. A Zefinha, assim como o Zezinho, é uma menina engajada, consciente, é também católica(Veja só!) e vai votar na Dilma. Sua escolha política é cheia de argumentos e muito bem pensada, ela não é uma “maria vai com as outras”. Já a Joaninha é advogada, estudiosa, católica (também!!), e adivinha quem ela escolheu como seu candidato: Aécio Neves.

respeitoSão três pessoas maravilhosas, realmente gente do bem, mas com visões diferentes. Nenhuma destas três pessoas (assim como outras milhares) merecem ser xingadas gratuitamente de “coxinha”, “petralha”, “iludido abestalhado” e tantos outros adjetivos (piores) que circulam por aí de todos os lados (infelizmente percebi que não é só você que faz isto..). Elas devem ser respeitadas. às vezes me pergunto se você nunca parou para pensar que está desrespeitando e sendo preconceituoso com muitos de seus colegas de trabalho e de seus próprios amigos…

Porque a politica é complexa, caro amigo, os seres humanos são complexos e eu já estou farta de tanta dicotomia e rótulos disseminados pelas redes..

O que você acha da frase: “se você gosta de doce de leite então você é contra o chocolate”? Pois é, trocando o doce de leite e o chocolate por outras palavras, tenho a mesma sensação de falta de lógica e de mais análises em 99% das frases construídas com esta estrutura ou outras similares… e você é um dos que, com muita tristeza, percebi que compartilha desta loucura binária.

Veja os próprios candidatos: eles atacam uns aos outros, eles mostram suas propostas, mas em nenhum momento eles desqualificam ou ofendem o eleitor. E olhe que a maioria dos eleitores nem são seus amigos pessoais. Pense nisso.

Então, mude sua capa do facebook, sua foto do perfil, dissemine informações sobre seu candidato e também coisas que você considere “erradas” dos demais (com fontes confirmadas, por favor), externe sua opinião sobre os mesmos, enfim, faça sua campanha… mas pense um pouco mais…

Sabe, amigo, lamento lembrá-lo de que ninguém é menos (nem mais) inteligente que você porque não interpreta o mundo como você ou não coincide nas mesmas ideias que você.

Enfim, a gente não tem o direito de sair xingando gratuitamente quem pensa diferente de nós, seja na religião, no futebol, na política ou no que quer que seja.

Mais respeito, mais capacidade de diálogo e mais gentileza, por favor.

Sem Mais.

Jakeline

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s