Conhecimento religioso, uma necessidade jornalística..

Imagem

Já faz tempo que fiz esta observação muito pessoal , mas quando algum assunto da Igreja vem à tona na grande imprensa, cada vez para mim isto fica mais claro: a falta de preparo dos jornalistas em geral para cobertura religiosa.
Essa é uma das razões pela qual apoio o Ensino Religioso nas escolas, sejam públicas, privadas, laicas, religiosas.. enfim… Ensino Religioso é conhecimento geral, conhecer as religiões, no que elas acreditam, descobrir mais sobre o humano, o ER ajuda a educar para o respeito às diferenças.. enfim.. isto é outro assunto…
Mas apoio também a ideia que deveriam as universidades – públicas, laicas, católicas, evangélicas, judaicas… – ter uma disciplina de “Jornalismo religioso” ou algo do tipo, algo estabelecido pelo MEC mesmo (Tem? Como fiz publicidade, não sei.. mas nunca ouvi falar… se tem deve ser uma optativa muuuito optativa em poucas universidades) .. não tem jornalismo esportivo? Jornalismo comunitário? Jornalismo científico? Então…por que não? Porque o despreparo é geral… vejo judeus chateados com aberrações que são publicadas; mulçumamos coitados, só faltam infartar com o tom dado às reportagens, na maioria das vezes cheias de preconceitos. Nós católicos também ficamos estarrecidos com o desconhecimento de como funciona a igreja, qual o modo de ser e pensar para que determinadas coisas sejam conduzidas de tal modo…evangélicos também sofrem… budistas.. todos…
Acho que é um princípio jornalístico conhecer antes, estudar o que você vai cobrir, tentar olhar com os olhos do outro para compreender o que ele diz ( depois tire suas conclusões pessoais..mas.. depois..)…
As pessoas confundem conhecimento religioso com catequese… ninguem quer catequizar nem convencer ninguém… mas ser ignorante em assuntos religiosos e não se dar ao trabalho de compreender e publicar erros de coerência, palavras mal empregadas, termos errados, explicações erradas… enfim, tudo isso é falha sim. E grave. Porque muitas pessoas irão ler, escutar ou assistir..

#prontofalei

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s