Clipping juventude

Aproveitando material que estou tentando resumir mais ainda para o Nordeste Jovem, vai aí um giro pelas notícias do Mundo juvenil:

Governo e OIT lançam a publicação “Trabalho Decente e Juventude”

A Secretaria Nacional de Juventude e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), lançam dia 1º de julho a publicação “ Trabalho Decente e Juventude“, um projeto realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Documento, elaborado no contexto do Projeto de Promoção do Emprego de Jovens na América Latina (PREJAL/OIT), analisa a situação da juventude no Brasil, no período de 1992 a 2006, e apresenta alguns dos mais importantes programas desenvolvidos nessa área. O trabalho contou com a colaboração de outros representantes do governo, de organizações de empregadores e trabalhadores e de membros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

(fonte principal: www.juventude.gov.br)

Cooperação internacional amplia os direitos de ibero-americanos

Dinamizar e facilitar ações de cooperação entre os países ibero-americanos para melhorar a condição de vida dos jovens é um dos objetivos da Organização Ibero-americana da Juventude (OIJ), sediada em Madrid (Espanha). A instituição governamental, fundada em 1996, após a VIII Conferência Ibero-americana de Ministros da Juventude, a partir de 2005, elaborou um documento inédito, a Convenção Ibero-Americana dos Direitos dos Jovens (CIDJ) com força de tratado internacional e em processo de ratificação pelos países membros, dentre os quais o Brasil reafirmou sua participação durante a Conferência Nacional de Juventude em 2008 e o documento tramita agora no Congresso Nacional para, se aprovado, ter força de lei em todo território nacional. Eugenio Ravinet Muñoz, o secretário-geral da OIJ, fala sobre importância desse documento: “A importância do CIDJ é que ele é o único tratado internacional do mundo que reconhece os jovens como sujeitos específicos de direito e atores estratégicos do desenvolvimento, o que em termos práticos, significa que, mediante um documento legal efetivo, pode-se cooperar no melhoramento da qualidade de vida do segmento juvenil dos países que ratificaram.”

Conheça mais sobre a Organização Iber-americana de Juventude: http://www.oij.org/

Lançada pesquisa sobre juventudes sul-americanas

Como a juventude é vista nos diferentes países da América do Sul? Como se posicionam jovens e adultos sulamericanos sobre temas morais, éticos e políticos? Quais as principais demandas e problemas dos jovens na região? Estas e outras perguntas guiaram a pesquisa Juventude e Integração Sulamericana: diálogos para construir a democracia regional”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto Pólis, e que ouviu, em seis países – Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai – 14 mil pessoas no segundo semestre de 2008. O estudo é o primeiro a comparar gerações na América do Sul (50% dos entrevistados foram jovens de 18 a 29 anos e 50% adultos de 30 a 60 anos). Um dos dados interessante (e preocupante) diz respeito à valorização do trabalho: a maioria dos entrevistados no Brasil considera que o mais importante para os jovens é “ter mais oportunidades de trabalho” (61%) opinião partilhada igualmente por jovens e adultos. Mais de 70% discordam da afirmação “os jovens devem apenas estudar e não trabalhar”.

Para acessar a pesquisa na integra e mais informações, acesse: http://www.ibase.br ou http://www.juventudesulamericana.org.br

(com Informações da Agencia Carta Maior)

Novo Enem

Dúvidas, correria e muita informação desencontrada. Esse é o quadro geral em torno do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Entre as definições está a data das provas nos 3 e 4 de outubro, bem como o número de questões – que subiu de 63 interdisciplinares para 200 questões objetivas.  Outra mudança é que as inscrições para o exame agora ocorrem exclusivamente pela internet (www.enem.inep.gov.br/inscricao) do dia 16/06 até o dia 17/07 para os concluintes do ensino médio, para quem já terminou a formação em outros anos o prazo se estende até o dia 19/07.

As reformulações em torno do Enem o tornam um exame cada vez mais importante, tanto para os estudantes, quanto para o país e suas instituições de ensino. A habilidade de interpretar e resolver problemas será bastante valorizada no novo modelo.

Veja mais informações no portal do Ministério da Educação: http://www.mec.gov.br

Conjuve pede ao Congresso aprovação da PEC e do Plano Nacional de Juventude

Cerca de trinta pessoas, lideradas pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foram recebidas na tarde do dia 2 de junho pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para discutir o Plano Nacional de Juventude (PL 4530). Na ocasião, Temer se comprometeu a colocar o Plano na pauta da Câmara já no próximo semestre, durante a Semana da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 30 de setembro.

Depois de deixar a Câmara, o grupo dirigiu-se para o Senado Federal para pedir a aprovação da PEC da Juventude, que está pronta para ser votada a qualquer momento. Os conselheiros ficaram em vigília até a noite e, ao final, vários senadores se pronunciaram em defesa da matéria: Renato Casagrande (PSB/ES), Inácio Arruda (PCdoB/CE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), José Nery (PSOL-PA), João Pedro (PT-AM), Antonio Carlos Valaderes (PSB-SE), e Flávio Arns (PT-PR). A Proposta de Emenda Constitucional  inclui o termo “juventude” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, assegurando aos jovens de 15 a 29 anos prioridade no acesso a direitos constitucionais como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura, que já são garantidos às crianças, adolescentes e idosos.

Anunciada assessoria provisória do Setor Juventude da CNBB

Os padres Wander Torres Costa, da arquidiocese de Mariana (MG), e Carlos Sávio da Costa Ribeiro, da arquidiocese de Natal (RN), vão auxiliar dom Eduardo Pinheiro na assessoria do Setor Juventude da CNBB. O anúncio foi feito dia 29 de junho, por dom Eduardo, bispo responsável pelo Setor. O cargo de assessor do Setor ficou vacante com o assassinato do padre Gisley Azevedo Gomes, no dia 15 de junho. (font da informação: http://www.cnbb.org.br)

No dia 30 de junho o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou proposta de reformulação para o Ensino médio. Ver mais informações:www.uff.br/obsjovem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s