comentários aleatórios

Ensinando criança de 4 anos a matar, assaltar…

Fiquei muito chocada com o vídeo veiculado em todos telejornais da última sexta-feira.

Pior é que se é uma coisa filmada pela própria mãe, é porque já ganhou estatus de naturalidade ou de espetáculo, não é algo de doutrinamento escodido, nem ninguém que rapta crianças para transformá-las em…

Isso é tão violência doméstica quanto agressão física, quanto abuso sexual… os danos para formação de personalidade são irreversíveis.. menos de 5 anos de idade..meu Deus!

E ainda tem gente achando que redução de maioridade penal resolve problema, com exemplos como este é que fica cada dia mais claro que nossa problemática vai muito além e não existe passe de mágica nem solução imediatista… a gente precisa é de projeto…

Aí chego a ficar nervosa quando vem gente (falo de membros da minha família mesmo), nessas horas, com saudosismo de ditadura militar, dizendo que talvez fosse melhor ou eu isso não aconteceria… sabe o que eu penso? Que foi graças a 20 anos de ditadura militar com uma escola pública sem investimentos decentes e que tinha pavor de ensinar pessoas a pensarem e refletirem, graças ditadura que matou, torturou ou exportou/deportou pessoas de bem e bem intencionadas em fazer algo por esse país, ditadura que endividou o estado brasileiro e derramou corrupção, sem projeto de futuro para brasileiros, que não investiu devidamente na área social, graças a esta ditadura que a gente ainda engatinha na democracia e ganhou uma herança de dívidas sociais e financeiras, e pior: herança cultural, onde nossa polícia ainda é repressora, onde as pessoas acreditam mais no castigo e na tortura que na reabilitação, que a força tem mais valor que a sabedoria… além da catalisação da dívida social, que também ainda estamos colhendo os frutos…

Agora se eu acredito na reabilitação desse pai? Particularmente não. Mas o ECA está aí, e pra mim ele ser efetivado é mais eficiente do que prender esse menino, que agora está com 4 anos, quando ele tiver 16…

E também acredito que este pai-monstro também é fruto de algo muito sério na nossa realidade contemporânea, que merece uma análise séria, mas que poderia render muito mais na cadeia se lá ele trabalhasse, se ocupasse, do que ficasse cheio de porrada para dar despesas a enfermaria e só confinado numa cela, articulando para conseguir celulares e continuar o crime…. bem, isto a gente acreditando na hipótese dele ficar preso, né? O que infelizmente a gente nem tem certeza… eis outra questão complexa…” justiça” com 2 pesos, duas medidas (talvez a nossa seja, com 5 pesos, 5 medidas, para complicar mais…).

Sabe, não sou contra punição, pelo contrário, mas acho que a verdadeira punição não é para nossa vigança, vaidade ou revolta, as pessoas têm que ser punidas por fazer coisas erradas sim, e serem todas, sem exceções (eis um grave problema do nosso país que citamos acima); mas acho também que isso deve ser construtivo… e que não destrua mais algum resto de humanidade que tenha o réu como também não diminua a humanidade de quem aplica a pena, seja o estado, sejam pessoas… (sabe aquela história de não se trocar? Não sujar as mãos, não pagar na mesma moeda…)

RAPIDINHA – Vôo 447 da Air France

Mesmo velho problema de sempre da nossa mídia… espetaculariação, excessos, a cobertura está tão grande, a disputa por quem publica ou informa alguma coisa a mais primeiro..exploração (afinal dá ibope, segundo dizem) até ultima gota que chega a banalizar.. com todo respeito às vitimas e seus familiares, estou saturada!!! (é a nova Isabela Nardoni, Eloá..).. na verdade eu acho até qe esse exagero desrespeita as pessoas realmente envolvidas (familias, marinha, aeronautica..)

Hoje voltando para casa (comecei a trabalhar aos sábados), eu escutei a cbn deu noticia dos corpos e objetos encontrados bla bla.., já em casa os telejornais com mesma noticia, em todos portais internet a mesma noticia na frente… Não existe mais outra pauta… parece que não acontece mais nada no Brasil…

RAPIDINHA 2 – Televisão-entretenimento

Nem assisti mais novelas, estou bem desatualizada, o que nãoé bom para alguem como eu.. até CQC na segunda-feira eu perdi, ainda bem que existe youtube p eu compensar… unica coisa legal é que vi filme italiano legal na TV Cultura ontem, de quebra dormi tarrrde e trabalhei hj com sono..mas.. no fundo, não estou precisando de televisão, preciso me ressocializar.. esse negocio de ficar doente em isolamento me contaminou, preciso ligar p amigos e aumentar os contatos mais pessoais (menos virtuais)…

Deixe um comentário

