Reflexões (comunicação, educação, complexidades…)

Fico refletindo, principalmente em momentos de crise (pessoal) como é dificil conceber o mundo de um jeito um pouco diferente do que o senso-comum aponta…

Vejo por exemplo no campo da comunicação, como tenho dificuldade que as pessoas em geral compreendam a complexidade que envolve a área, acho que eu “pendo” para o cultural e o mundo “pende” para o funcional… nem sei se são esses os termos.. mas tentando dar exemplo mais concreto.. é incrível como “fazer” algo tangível parece sempre ser mais interessante “eita, sabe criar um blog? Sabe mexer no photoshop?”, agora discutir uso das tecnologias.. analisar (“analisar o quê???”), pesquisar, escrever algo que você ache realmente profundo e interessante, passou semana pesquisando… “é, interessante( mas naverdade queria dizer: “perdeu” esse tempo todinho para escrever 2 páginas..), … acho que isso acontece em diversas áreas… no entanto, é com a reflexão, com pesquisa, análise … que o uso das tecnologias ganha novos sentidos e novos impactos, até nosso conceito de tecnologia e de “fazer” se modificam… mas por enquanto muitos ainda não despertaram para isso… veja dentro das nossas universidades a verba que vai para área de ciências humanas… no mundo profissional, quem é melhor remunerado? O que é o mundo entende como “produtividade”?

É questão cultural difícil… porque o trabalho social, intelectual, etc, tb exige técnica, mas há uma outra forma de desenvolvê-la, vê-la, utilizá-la… (tipo uma “prática com teoria”)

Nossa educação é muito funcionalista, imediatista, sei lá… por isso essa crise do ensino médio… a gente olha tudo de forma compartimentada, quer um “para que” explicito e fácil de se responder como quem pergunta quanto é 2+2…

As pessoas estudam para passar no vestibular, para ir para o mercado de trabalho, para passar na entrevista de emprego, para ser alguma coisa… e não para ser primeiramente alguém… aí o desemprego aumenta assutadoramente, aquele conteudo “não ajuda” mais a passar na prova.. pronto.. se percebe a falha do sistema… (o problema é o como consertar)

Parece que o aprendizado, se não tiver uma função para além de se tornar um ser humano melhor, não tem valor.. às vezes esse “detalhe” de humanidade não é nem colocado em espaços educativos tradicionais…

E isso continua no mundo do trabalho… se eu tivesse estudado e trabalhado com coisas mais “úteis” como marketing de vendas eu hoje teria uma outra faixa salarial.. mas quem mandou “ser burra”, né? Rs..

Sabe, se a gente admite a nossa complexidade humana e a complexidade do mundo, da vida, acredito ser mais simples resolvermos nossos problemas humanos, sejam afetivos, de saúde de consciência coletiva e planetária…
Mas querendo a técnica pela técnica, a simplificação de tudo… a gente complica mais ainda as coisas….

Sei que existem muitas pessoas no mundo que pensam de forma mais solidária e complexa como eu… que tem crises como eu tenho – acho muitos dos meus amigos e amigas… e muitos outros que li, que vejo… mas sabemos que somos minoria… o dia a dia é um desafio aprender a lidar com quem pensa tão diferente da gente ou até se esqueceu de (ou não aprendeu a) questionar, refletir e pensar…

(OS: Fui bem generalista, usando palavras que  no normal tomo cuidado como “o mundo”, “as pessoas”, mas vcs perdoam porque hoje estou numa linguagem bem coloquial, ok?)

Um comentário

  1. Perdoo sim Jake rs rs!!

    Tem momento que precisamos ser generalista para dar idéia de amplitude ou simplesmente porque realmente é algo macro e ai nos incluímos.
    Adorei seu texto, ta bem natural e traz reflexões profundas. Gostei quando você fala sobre a instrumentalização das funções de programas fotoshop e etc.

Deixe um comentário

